Edward Ponte

Sou Edward Ponte, fundador do Sítio Experimento e do site Aves Decorativas. Um apaixonado por veterinária, agricultura e negócios.

“Sempre tive vontade de ajudar pessoas que, assim como eu, amam a vida no campo. Por isso, quero ensinar tudo que aprendi. Quero que vocês ganhem dinheiro e mantenham seus sítios e fazendas. Quero que sejam felizes.”
– Edward Ponte

foto-edward-perfil
sitio-experimento-fazenda-aves-decorativas (1)

TRAJETÓRIA

Há 25 anos atrás começava a realizar um sonho de infância: comprei uma área pequena e comecei a criar aves sem ter ideia de como fazer isso.

No início, fui muito enganado. Comprei aves erradas, acreditei em várias informações incorretas… Enfim, perdi tempo (e um bom dinheiro) e fiquei frustrado. Do sítio, queria pelo menos tirar o suficiente pro dos funcionários e pro da ração.

O resultado foi que aprendi. Hoje tenho uma bela propriedade rural auto sustentável na qual crio aves exóticas e planto muitas coisas. Crio pavões, faisões, marrecos, perus, cisnes, galinhas raça pura, caipiras e galinha de angola. Além disso, produzo ovos caipira com gema vermelhinha de galinhas bem nutridas e felizes.

PESQUISAS PUBLICADAS
Minha propriedade chama-se Sítio Experimento porque é aqui que faço minhas pesquisas. Inclusive tenho algumas delas como pesquisas científicas publicadas.

Por exemplo, é possível encontrar meus estudos sobre inseminação artificial em faisões publicados na “Coletânea de artigos brasileiros sobre reprodução de aves
da EMBRAPA e nos anais da SBTE (Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões).

“Estou aqui para ensinar tudo o que aprendi sobre como fazer um sítio se tornar fonte de renda.”

NEGÓCIOS

Tudo sobre como ganhar dinheiro com um pequeno sítio ou uma grande fazenda!

Meu objetivo é que este site seja um espaço de aprendizagem. Após anos buscando tornar meu próprio sítio lucrativo, descobri dois negócios muito bons:

  • Criação de aves ornamentais (aves decorativas) – Este é um mercado carente de fornecedores e, por isso, tudo que é criado vende.
  • Criação de galinha d’angola e galinha caipira – O mercado é abundante para a venda das aves e também dos ovos.

Dentre muitas experiências fracassadas, essas oportunidades comprovaram-se capazes de cumprir a função. Elas permitem se manter e viver muito bem de uma propriedade rural.

Aqui, contarei exatamente onde acertei e errei, para ajudar vocês a não cometerem os mesmo erros. Como os temas são muito extensos, vou disponibilizar o conteúdo educativo em diversos formatos:

  • Publicação de artigos e pesquisas
  • Vídeos tutoriais
  • Guias passo-a-passo
  • Instruções
  • Tabelas e informações técnicas
  • Apostilas completas para download
  • Informações úteis por todo o site

AGRICULTURA

Comecei a me aventurar na área de agricultura em busca de melhores alimentos para minha família. Após anos brincando com as tantas possibilidades de plantio, acabei por:

  • Desenvolver experiências com milho negro (maíz morado) e milho vermelho;
  • Criar uma coleção de mandioca que conta com variedades de mandioca amarela, vermelha, branca e outras desenvolvidas pela Embrapa;
  • Plantar também coleções de pimentas – a qual já conta com mais de 50 espécies;
  • E coleções de batatas doces (branca, laranja, roxa…);
  • Aqui também tenho muitas frutas, verduras e legumes orgânicos!
sitio-experimento-fazenda-aves-decorativas-horta-agricultura
sitio-experimento-aves-decorativas-qualidade-vida

QUALIDADE DE VIDA

Aqui, vou dar dicas, ideias e receitas que aproveitam ao máximo tudo que sua propriedade rural pode proporcionar. Quero que você também tenha toda a qualidade de vida que um sítio pode oferecer.

Graças à horta orgânica, ou melhor, horta ecologicamente sustentável, tenho legumes e verduras da época sempre fresquinhas. Das galinhas, tenho sempre ovos caipira à disposição.

Devido a criação de aves exóticas, tenho fácil acesso à carnes de faisão, pato selvagem e peru. Em um quarto defumador, faço aves defumadas, presuntos e linguiças. Faço também minha própria tapioca e farinha de mandioca.

Todas essas coisas, que para mim são como lazer, além de permitirem se viver muito bem de uma pequena propriedade rural, podem gerar renda.

Rolar para cima